Atualização:  26/04/2004

Compras e Licitação

 

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O sistema DISCOMP foi desenvolvido para dar suporte ás áreas de compras, licitações e recebimento de materiais através de um ambiente integrado de recebimento de requisições, auxílio a licitação e cotação, emissão de pedidos , acompanhamento de entregas e recebimento de materiais, podendo ser integrado a outros sistemas tais como o orçamentário , contas  a pagar ou almoxarifado. A sua criação e desenho tiveram como objetivos um aumento de produtividades da área de compras e o registro de cada procedimento adotado em cada fase da aquisição do bem ou do serviço

 

Cadastros
Dados da empresa (permite o registro de filiais)
Obras (codificação e dados físicos da obra)
Centros de Custo (codificação , descrição)
Compradores (identificação)
Faixas (modalidade de compras com limites de valor)
Condições de pagamento (prazo/parcelas/acréscimos)
Itens de compra
Agrupamentos de grupo (depende da estrutura)
Cadastro (com associação de fornecedores)
Fornecedores (com itens de fornecimento)
Usuários do sistema (com módulo de segurança)
Operações
Seleção de número de RM – recurso que permite a navegação pelas diversas operações do sistema visualizando sempre uma mesma RM , facilitando a consulta da sua situação.
Entrada de RM/RS – Módulo de registro de RMs aonde são informados ou emitidos :
Itens a serem adquiridos (Quantidade, unidade , descrição , etc)
Associação com possíveis fornecedores (que podem ser selecionados em grupo)
Emissão de planilhas para cotação dos itens
Emissão da
Via impressa da RM/RS
Cotação – Módulo (de uso opcional) aonde as cotações dos possíveis fornecedores podem ser digitadas.
Com base nestes dados o sistema emite um resumo das cotações indicando as mais interessantes para compra.
Decisão – Com base nas cotações dos possíveis fornecedores alimenta-se neste módulo as condições reais de compra de cada item, informando-se preço, prazo e condição de pagamento. Os itens da RM são agrupados por grupo de fornecedores estando prontos a ser adquiridos através de um Pedido de Compra.
Ordem de Compra – Sobre as decisões informadas , pode-se emitir os seguintes documentos oficiais (conforme o formato e o nº de vias específicos da empresa) de compra :
- OC simples – Uma OC por fornecimento (RM Vs 1 Fornecedor)
- OC agrupada – Uma OC por várias RMS (várias RMs Vs. 1 Fornecedor)
- OS simples e OS agrupada – Documentos para ordens de serviço com layout próprio
Adicionalmente pode-se associar ao documento de compra Notas Fiscais de entrega e duplicatas associadas.
Follow-up (diligenciamento) - 
Pesquisa
Montagem – Processa as compras executadas por obra, material e fornecedor preparando os dados para um acesso rápido e estruturado no módulo de consulta
Consulta – Permite o cruzamento das compras realizadas utilizando o sistema indicando últimos preços, últimos fornecedores , custos por obra, etc...
Relatórios (**)
Mala direta
Vendas por período e por produtos
Vendas por período e por cliente
Fluxo de caixa
Produção (*)
Matérias primas
Lotes de produção
Terceirização
Analíticos de Notas Fiscais 
Sintéticos de Notas Fiscais
Comunicações – Este módulo é genérico e permite a integração do sistema com outros da empresa tais como Contas a Pagar, Orçamentos, etc..

 

 

 

 

 Usuários

 

Departamentos de Compras que utilizem procedimentos licitatórios para a aquisição de materiais e serviços no mercado nacional e internacional.

 

 

 Equipamento  necessário

 

Micro classe Pentium ou superior, vídeo com resolução 800x600 colorido, 100 Mb de área disponível em disco. 32 Mb de memória mínima e 64 Mb recomendados. No caso multiusuário deve-se ter a infra-estrutura de rede compatível.

No caso de utilização multiusuária , deve ser disponibilizada uma área para os dados em um servidor de arquivos dedicado (NT, Linux) para permitir o acesso compartilhado. O sistema não deve ser utilizado em redes Peer-to-peer para o compartilhamento de arquivos.

 

 

 Versão Demo

Disponível sob consulta

 

 Sistemas Operacionais

Windows 95, 98, ME, NT 4.0 , 2000 ou XP

 

 Bancos de dados

Xbase ou SQL Server (6.5 ou superior)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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